quarta-feira, 3 de abril de 2013

MUDANÇAS CLIMÁTICAS - MUNDO

Foto: Instituto Akatu

ÁRTICO PODE SOFRER INVASÃO DE VEGETAÇÃO POR CAUSA DO AQUECIMENTO 


Terras antes congeladas passarão a ser 'verdes', segundo projeção. Linha máxima onde crescem árvores pode avançar centenas de km. 

Fonte: AFP


As porções de terra no entorno do Círculo Polar Ártico devem passar por um "esverdeamento" explosivo nas próximas décadas, à medida que capim, arbustos e até árvores começarem a crescer no solo despido do gelo do "permafrost". Isso devido ao aquecimento global, alertou um estudo científico publicado esta semana. 

As áreas com florestas no Ártico devem aumentar em até 52% até o ano de 2050, quando a chamada "linha de árvores", que é a latitude máxima onde a vegetação consegue crescer, aumentar em centenas de quilômetros para o norte, segundo as simulações feitas em  computador, publicadas pela revista "Nature Climate Change". 



"Esta redistribuição generalizada da vegetação no Ártico teria impactos que reverberariam no ecossistema global", explicou Richard Pearson, do Centro de Bio diversidade e Conservação, do Museu Americano de História Natural. 

O Ártico se tornou um dos "pontos quentes" da Terra quando se fala em aquecimento global. Nos últimos 25 anos, as temperaturas do ártico tem aumentado 2 vezes mais rápido do que no resto do mundo. 

"Estes impactos se estenderiam muito além da região do Ártico", destacou Pearson em um comunicado. "Por exemplo, algumas espécies de aves migram sazonalmente para latitudes mais baixas e confiam em encontrar hábitats polares em particular, como espaços abertos para construir ninhos no chão", acrescentou. 


Dois mapas da região ártica mostram, em cima, a distribuição atual da vegetação, e abaixo, uma projeção para o ano de 2050, considerando um aumento da temperatura. A cor verde representa a cobertura vegetal com árvores, que, no segundo mapa, é claramente maior. 

(Foto: AMNH/R. Pearson/Circumpolar Arctic Vegetation Map)








Por: Fábio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário