segunda-feira, 3 de junho de 2013

COMO BRASIL VAI RESOLVER O PROBLEMA DO LIXO SE 42% DOS RESÍDUOS É DESTINADO PARA LOCAIS INADEQUADOS?



LIXO É VARRIDO PARA DEBAIXO DO TAPETE


De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2014 termina o prazo para o fim dos lixões no Brasil. Mesmo assim 3 mil cidades (54% do total), incluindo as capitais Belém e Brasília, ainda enviam resíduos para destinos inadequados. (GIRARDI, 2013)

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais (Abrelpe) são quase 24 milhões/ano de toneladas despejadas em condições impróprias, o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados de lixo.

O  Panorama dos Resíduos Sólidos produzido anualmente pela Abrelpe  mostra que o cenário apresentou alguma melhora ao longo da década mesmo assim será impossível cumprir a legislação na data prevista.  A partir de agosto de 2014 os municípios em condições irregulares podem ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais. (IDEM, 2013)

Desde o começo das medições dos resíduos coletados no país a destinação do lixo para aterros sanitários não cresceu muito e desde 2011 estagnou em 58% do total de resíduos. Em 10 anos de medição o envio de resíduos para locais com tratamento de chorume e controle de gases aumentou cerca de 10%. Com esse percentual fica impossível atender a exigência do governo e corresponder as exigências internacionais de controle dos gases estufa e de resíduos sólidos.

Além da destinação inadequada do lixo coletado nosso país apresentou um aumento de 21% na produção de resíduos sólidos nos últimos 10 anos. Um reflexo do crescimento econômico e da relação de consumo. Quanto mais riqueza, mais consumo de embalagem e também mais desperdício de alimento.

O lixo é um problema complexo e de fundamental importância. O Brasil deu um passo a frente com a Política Nacional de Resíduos sólidos. Mas não sabemos ainda se o fim dos lixões ficará apenas no texto a lei. É preciso discutir e chamar a atenção para o tema a fim de exigir um posicionamento real dos municípios. Busquemos saber como nossas cidades estão destinando os resíduos coletados e quando resolverão esse problema.

Por: L. Gonçalo. 

REFERÊNCIA:


GIRARDI, Giovana. 3 mil cidades jogam lixo em lugar errado. In: Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,3-mil-cidades--jogam-lixo-em-lugar-errado-,1036243,0.htm . Publicado em: 28/05/2013. Acesso em: 28/05/2013.

FOTO: WWW.PIMENTA.BLOG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário