segunda-feira, 3 de junho de 2013

NAS CIDADES PARAIBANAS O FORROZEIRO PODE ALUGAR ROUPAS TÍPICAS - PARAÍBA-PB



ALUGUEL DE ROUPAS TÍPICAS MOVIMENTAM AS CIDADES DE CAMPINA GRANDE E JOÃO PESSOA


Apesar do São João não representar de fato os antigos arraiais, algumas cidades do interior do nordeste estão na medida do possível estimulando algumas tradições como as quadrilhas e as roupas típicas. Na Paraíba o forrozeiro que quiser ficar devidamente trajado podem alugar facilmente a vestimenta nas cidades de Campina Grande  e João Pessoa. As lojas especializadas aproveitam o período para intensificar o trabalho junto às apresentações de quadrilhas juninas e confraternizações de escolas e empresas, entre outros eventos da época.

Para se caracterizar o forrozeiro pode escolher de Lampião e Maria Bonita a noivos matutos com opções de acessórios como 'trabucos', véus, coroas de flores, gibão e terno xadrez. Os preços variam de 30 a 70 reais com roupas para crianças a partir de 1 ano de idade. (RANGEL e OLIVEIRA, 2013)

A ideia de disponibilizar a indumentária típica das quadrilhas é um estímulo ao resgate da tradição dos vestidos anuais de festejos juninos. Esse tipo de ação além de criar um mercado novo também abre espaço para o retorno dos festejos juninos a um preço mais acessível, até porque depois que o São João virou indústria cultural a simples organização de uma quadrilha junina se tornou caro e difícil.

Afinal não é porque as coisas se modernizam que vamos perder o prazer de vestir uma roupa típica, dançar uma quadrilha matuta, comer milho assado e cozido, pamonha, canjica e soltar fogos tudo animado pelo forró. Quanto a fogueira, podemos nos contentar com enfeites e bandeiras porque não é preciso desmatar para fazer um arraial.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


RANGEL, Taiguara e OLIVEIRA, Aline. Aluguel de roupas típicas movimenta economia do São João na Paraíba. In: G1 –PB. Disponível em: http://g1.globo.com/pb/paraiba/sao-joao/2013/noticia/2013/06/aluguel-de-roupas-tipicas-movimenta-economia-do-sao-joao-na-paraiba.html . Publicado em: 03/06/2013. Acesso em: 03/06/2013.

FOTO: Taiguara Rangel - G1-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário