sábado, 13 de julho de 2013

CONSEA PEDE PROIBIÇÃO DE AGROTÓXICOS VEDADOS EM OUTROS PAÍSES


BRASIL PERMITE O USO DE AGROTÓXICOS PROIBIDOS EM OUTROS PAÍSES


O Brasil é um grande consumidor de agrotóxicos com uma taxa de crescimento 190% contra 93% do mercado mundial. O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) encaminhou à Presidência da República a Exposição de Motivos (EM), um documento que critica o processo de “modernização” agrícola conhecido como “Revolução Verde” e que transformou o país em uma grande fazenda monocultora e dependente de insumos químico-industriais. (ECODEBATE, 2013)

O uso de agrotóxicos no Brasil é liberado pelo governo federal com a desculpa de aumentar a produção sem  considerar o impacto ambiental. O problema é que a liberação dessas substâncias é feita com base em estudos feitos pelas próprias empresas solicitantes do registro de agrotóxicos, o que não garante a meu ver credibilidade. Além disso, o Brasil permite o uso de substâncias já proibidas em vários países, o que nos coloca numa posição de risco alimentar e ambiental e como se não bastasse a taxa de consumo de agrotóxicos duplicou em apenas cinco anos de aferição (2005-2010) com cerca de 80% dos estabelecimentos com mais de 100 hectares usando este tipo de insumo para produzir.

O uso de insumos químicos-industriais na agricultura de grande produção vem preocupando a Organização das Nações Unidas que concluiu que existe a necessidade de substituição da agricultura convencional pela agricultura ecológica. Pensando na segurança alimentar, o CONSEA apresentou à presidenta uma série de propostas entre elas a proibição de agrotóxicos vedados em outros países; as pulverizações aéreas de agrotóxicos; o estabelecimento de uma metodologia única de monitoramento em todos os órgãos ambientais e o estabelecimento de penalidades para os responsáveis pela contaminação por agrotóxicos e por transgênicos de sistemas agroecológicos.

É sabido que os transgênicos e os agrotóxicos não serão definitivamente exterminados da produção agrícola mundial, mas a agroecologia é um novo paradigma de desenvolvimento agrícola que pode assegurar o direito humano à alimentação de qualidade.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

HC. Consea pede proibição de agrotóxicos vedados em outros países. In: Eodebate. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2013/07/12/consea-pede-proibicao-de-agrotoxicos-vedados-em-outros-paises/. Publicado em 12/07/13. Acesso em: 12/07/13. 

FOTO:Comendoarmas.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário