sexta-feira, 19 de julho de 2013

VAZAMENTO DE PETRÓLEO NO CHIPRE AMEAÇA VIDA MARINHA


CHIPRE SOFRE COM VAZAMENTO DE PETRÓLEO


Na terça-feira, dia 16 de março de 2013, ocorreu uma vazamento de mais de 100 toneladas de petróleo  na península de Karpas, no mar do norte do Chipre. O vazamento ocorreu durante um descarregamento para uma usina de energia, na parte turca da ilha, e  as autoridades do país estão preparando o envio de ajuda para a região. (G1-SP, 2013)

Essas foram as únicas informações dadas pelo governo. Mas o que não se pode esquecer é que derramamento de petróleo no mar é um tipo de poluição ambiental muito difícil de ser contida. O vazamento de petróleo pode ocorrer em navios petroleiros, nas plataformas de extração e nos oleodutos de distribuição causando danos ao meio ambiente. Mesmo sendo um combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente há milhões de anos, o petróleo não pode ser jogado diretamente no ambiente porque tem substâncias tóxicas a fauna e flora marinha e pode prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas.  (ALONSO, 2013)

Espera-se que o vazamento ocorrido seja reparado e que esse óleo não migre para outras regiões.


Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIAS:

G1-SP. Vazamento de petróleo no norte do Chipre ameaça vida selvagem. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/07/vazamento-de-petroleo-no-norte-do-chipre-ameaca-vida-selvagem.html . Publicado em: 18/07/2013. Acesso em: 18/07/2013.

ALONSO, Suelen.Poluição por derramamento de petróleo. In: Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm. Acesso em: 16/07/2013.


Foto: Birol Bebek/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário