quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BRASIL VAI EXPORTAR LIXO NUCLEAR E RADIOATIVO PARAR CHINA



LIXO NUCLEAR E RADIOATIVO SERÁ EXPORTADO DE CALDAS PARA A CHINA


As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) vão exportar 16 mil toneladas do lixo nuclear e radioativo, conhecido como Torta II, resultantes dos 17 anos  de atividade. A carga será enviada do depósito em Caldas (MG) para a China, por meio de um acordo entre a empresa e a Global Green Energy Science Technology.  O contrato para a retirada desse material é de R$ 65 milhões e o retorno será revertido em crédito de matéria prima para o Brasil. A exportação foi autorizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)  e espera-se que os rejeitos sejam retirados, de forma segura, em até 60 dias. (G1-MG, 2013)

Apesar da importância da retirada dos rejeitos radioativos que contêm urânio e tório, a medida só foi tomada após reivindicação dos moradores do entorno da empresa em Caldas e de ação do Ministério Público, em 2010, que pediu mudanças na INB, reformas dos galpões de materiais radioativos e análises do solo e da água. (IDEM, 2013)

Mais uma vez as empresas do governo liderando o descaso com o meio ambiente e expondo a população a contaminação. Pelo menos o material será retirado antes de causar uma desgraça.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:

G1-MG. Lixo nuclear e radioativo será exportado de Caldas para a China. Disponível em:http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/08/lixo-nuclear-e-radioativo-sera-exportado-de-caldas-para-china.html. Publicado em: 13/08/2013. Acesso em: 13/08/2013.


Foto: Reprodução EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário