sexta-feira, 9 de agosto de 2013

FRALDAS DESCARTÁVEIS UMA PRATICIDADE QUE AMEAÇA O MEIO AMBIENTE



O PESADELO DAS FRALDAS DESCARTÁVEIS



No século XXI os produtos descartáveis alcançaram o patamar  de produto indispensável. Quem imagina fazer uma festa sem copos descartáveis,  sem pratos descartáveis, compras sem sacolas plásticas, ou criar filhos sem fraldas descartáveis?

Os copos e pratos de vidro, talheres de metal e fraldas de pano perderam espaço para a praticidade! O que ninguém lembra é que toda a praticidade do descartável esbarra em seu descarte, porque a maioria desse resíduo vai parar nos lixões e aterros, outra parte nos rios e mares e só uma pequena parte nas fábricas de reciclagem.

Pensando de forma linear parece prático usar um produto e depois descarta-lo no lixo. O problema é que as pessoas esquecem o que vai acontecer depois. Será que esse material vai ser reciclado? Quanto tempo levará para de se degradar no ambiente? 

No mundo moderno o que vai acontecer depois não conta. Veja o problema da fralda descartável. Ela é prática e aparentemente mais higiênica, mas ainda não se sabe quanto tempo uma fralda descartável leva para se decompor, estima-se que 400 anos. A única certeza nessa história é que todas as fraldas usadas até hoje ainda estão depositadas em aterros e espalhadas pelo planeta. E se uma criança usa pelo menos 5 mil unidades  de fraldas descartáveis até os dois anos de idade, os brasileiros depositam mais 17 milhões de fraldas por dia no ambiente. (CARDOSO,2009)

Os produtos descartáveis são fabricados com celulose, poliéster e/ou poliacrilato de sódio, um polímero muito absorvente; substância não degradáveis que contêm plásticos que mesmo que se desfaçam ficarão presentes no ambiente durante anos. Não bastasse o impacto normal no lixo quando descartadas em locais inadequados, as fraldas ameaçam a fauna local como alerta a Fundación La Tortuga, que monitora praias do oriente da Venezuela. (LA TORTUGA, 2013)

Nos últimos meses a referida fundação percebeu uma aumento nas mortes de tartarugas em função do aumento do lixo nas praias da região e fez um chamado aos habitantes e turistas para o descarte desse tipo de material que além de sujar as praias está causando a morte de tartarugas, que confundem o material com águas vivas e morrem de constipação intestinal. (IDEM, 2013)

Como se vê a praticidade e a tecnologia está se convertendo em um pesadelo devido as nossas escolhas e posicionamentos. A falta de consciência da população da Venezuela não é um problema local, porque no momento que nos preocupamos apenas em consumir e descartar esquecemos que o meio ambiente é um direito de todos e sua conservação é nossa responsabilidade. Respeitemos o direito a vida da fauna e flora jogando o lixo no local adequado.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

LA TORTUGA, Fondación. As fraldas descartáveis um pesadelo. In: ADITAL; Disponível em:http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=76824. Publicado em: 05/08/2013. Acesso em: 05/08/2013.


CARDOSO, Ismael. O dilema ambiental das fraldas descartáveis. In: Zero Hora. Disponível em:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2009/10/o-dilema-ambiental-das-fraldas-descartaveis-2700561.html . Publicado em: 29/10/2009. Acesso em: 30/07/2013.

FOTO: Fondación La Tortuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário