quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ALEMÃES LANÇAM BUSCADOR QUE CONTRIBUI COM O REFLORESTAMENTO


BUSCADOR ALTERNATIVO PLANTA UMA ÁRVORE POR PESQUISA REALIZADA



A Internet é um excelente espaço de discussão da causa ambiental e de outras temáticas e também grande emissora de gases estufa. Como transformar um poluidor em um defensor do planeta? Um grupo de alemães fez esse questionamento e desenvolveu um site que une o uso da Internet e o reflorestamento. 

Trata-se do buscador Ecosia, um site de busca semelhante ao Google, mas que contribui efetivamente com o planeta. A cada pesquisa realizada no sistema, uma nova árvore é plantada no planeta. (ECO&AÇÃO, 2013)

A navegação na Internet em prol do planeta uniu o Yahoo, o Bing, à WWF( organização que destina 80% de suas verbas para um programa de preservação das florestas tropicais no mundo inteiro) e as empresas patrocinadoras que veiculam links no site para transformar buscas virtuais em árvores. Funciona assim: o internauta faz a busca e o sistema registra, todo o dinheiro gerado pela publicidade é destinado ao plantio de árvores que ficam sob a responsabilidade da WWF e de outras organizações que lidam com reflorestamento e recuperação de áreas verdes. 

Para garantir a transparência do processo, o Ecosia divulga todas os comprovantes das doações realizadas em nome da natureza e mantém um programa de mitigação de suas emissões de carbono na web. É um projeto inspirador que estimula as pessoas e empresas de tecnologia a repensarem e reduzirem seus impactos no meio ambiente. 

Vale o questionamento: se apenas 1% dos internautas em todo o mundo trocasse o Google pelo Ecosia seria possível plantar e proteger uma área equivalente ao território da Suíça todos os anos. Quer pesquisar alguma coisa? Acesse o Ecosia.
Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:


ECO&AÇÃO. Buscador alternativo a Google planta uma árvore por pesquisa realizada. In: Mercado Ético. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/12/buscador-alternativo-ao-google-planta.html. Publicado em:03/12/13. Acesso em:03/12/13.

Foto: www.computadocaoverde.xpg.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário