sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

BAIRROS CARIOCAS FICAM ALAGADOS APÓS CHUVA FORTE.


CHUVA FORTE CAUSA ESTRAGOS NA CIDADE DO RIO


Vários bairros da cidade do Rio de Janeiro amanheceram alagados depois do temporal de ontem (05).  Em algumas horas choveu mais do que era esperado para uma semana. O Rio Maracanã inundou e uma hora depois do temporal revelou um volume imenso de lixo que foi arrastado pela enxurrada. Em Japeri, Município da Baixada Fluminense, alguns bairros ficaram completamente inundados e cerca de 30 famílias ficaram desalojadas.

Todos sabem que o estado do Rio de Janeiro é suscetível a temporais  e costuma sofrer com enchentes, mas nem a população e  nem os governos colaboram efetivamente para a solução do problema. Estou me referindo a ações como: revitalização dos rios, adequação da rede de esgotos, canalização e tratamentos dos efluentes, destinação adequada dos resíduos sólidos, sensibilização da população e punição.

Digo punição porque a população do Rio tem uma tendência ao comodismo. Sinceramente não consigo entender como um povo, cuja coleta de resíduos incluem a retirada gratuita de entulhos e móveis com hora marcada, prefere jogar móveis velhos e todo tipo de entulho possível e imaginável na ruas ou nos rios  em vez de fazer um telefonema e pedir a retirada do material.

Afirmar que o povo contribui para as enchentes parece forte ou injusto, mas hoje a população de um bairro inundado em Japeri, revoltada com o temporal, jogou móveis danificados na rua em sinal de protesto. Ora se as enchentes são uma resposta a inadequação de drenagem adequada e de entupimentos da rede pluvial de esgoto, jogar entulho e lixo só piora o problema. 

Os temporais são uma característica do clima do Rio e todo mundo sabe. Assim como todos sabem que é preciso fazer a sua parte e colaborar, seja não jogando lixo na rua e nos rios ou votando em políticos que realmente se comprometam em melhorar a infraestrutura da cidade.


Por: L. Gonçalo.


Foto: Reprodução TV Globo publicada no G1-RJ disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário