quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

REDE DE SALÕES DE BELEZA RECUPERA MULHERES AGREDIDAS COM ÁCIDO NO PAQUISTÃO


PAQUISTANESA EMPREGA MULHERES MARCADAS POR ÁCIDO E DEVOLVE A ESPERANÇA DE VIVER


A violência contra mulher infelizmente é uma coisa comum no mundo. Mas histórias de horror, violência e machismo contra as mulheres estão sendo superados numa rede paquistanesa de beleza que ajuda cerca de 500 mulheres a refazer a vida.

A dona de salão de beleza no Paquistão, Massarrafe Nisbahr, está mudando a vida de mulheres agredidas pelos maridos. A ideia de empregar mulheres queimadas por ácido surgiu há dez anos atrás quando uma mulher,coberta por uma burca para esconder seu rosto desfigurado por uma queimadura de ácido, pediu emprego como esteticista. Horrorizada com a violência,  a dona da rede de salões emprega as mulheres e criou a Fundação Sorria de Novo, uma entidade que ajuda vítimas de queimaduras com cirurgias reparadoras. (BRASIL, 2013)



Todos os anos milhares de mulheres são vítimas de ataques com ácido no Paquistão e em todo sul da Ásia. Esses países que colocam a moral arcaica como desculpa para agressões também se amparam na impunidade, em função da inexistência de legislação para proteger as mulheres ou punir os agressores. No Paquistão é senso comum dizer que uma mulher marcada por ácido fez por merecer o castigo.

Enquanto órgãos internacionais não formalizarem um código mundial para proibir e punir a violência contra mulher, crianças e idosos milhares de mulheres continuarão sendo ameaçadas, violentadas, agredidas, queimadas, abusadas , escravizadas e desrespeitadas. Essa situação precisar ter uma fim.  

Assista a matéria da Record aqui

Por L. Gonçalo

REFERÊNCIA:


BRASIL, Fala. Rede de salões de beleza recupera mulheres agredidas com ácido. In: R7. Disponível em: http://rederecord.r7.com/video/rede-de-saloes-de-beleza-recupera-mulheres-agredidas-com-acido-no-paquistao-529f135c0cf2eed7218acb0c/. Publicado em: 04/12/13. Acesso em: 04/12/13.

Foto: Google Imagens: 1- www.vnoblok.wordpress.com, 2-www.oguardadeisrael.blospot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário