sexta-feira, 7 de março de 2014

BONECA RIVAL DE BARBIE TEM MEDIDAS 'REALISTAS'



A Lammily, idealizada pelo artista americano Nickolay Lamm, é uma boneca criada com base na medida média de uma jovem americana de 19 anos. Além de ter medidas comuns, a Lammily usa pouca maquiagem e roupas menos chamativas. O protótipo da boneca está disponível numa site coletivo de financiamento e está perto de atingir a meta de 95 mil dólares, dinheiro necessário para tornar Lammily uma realidade, e chegar as lojas do mundo. (G1, 2014)

A imagem de uma mulher magra demais é bastante explorada pela indústria de dietas e da moda e combater esse estímulo trazendo algo próximo da realidade é muito positivo já que as questionadas medidas da Barbie podem influenciar negativamente as meninas com a imagem de um corpo impossível de ser atingido. Apesar das críticas, a Mattel (fabricante da Barabie) afirma que o formato da boneca é para facilitar o manuseio e não para ser realista. (IDEM, 2014)

Poder comprar bonecos parecidos com os diversos tipos humanos (gordinhos, magrinhos, carecas, com bigodes, bonecas muçulmanas, asiáticos, negros, etc) estimularia positivamente a socialização das crianças. O lançamento da Lammily é a libertação da ditadura da magreza e a aceitação da realidade no “mundo das aparências”.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

G1. Artista cria rival de Barbie com medidas 'realistas':Boneca 'Lammily' é baseada nas medidas padrão de uma jovem de 19 anos nos EUA, com maquiagem e roupas mais 'discretas'. Publicado originalmente em: BBC. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/artista-cria-rival-de-barbie-com-medidas-realistas.html . POstado em: 07/03/14. Acesso em 07/03/14.


Fotos: Lammily.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário