quarta-feira, 12 de março de 2014

MOTORISTA ADOTA SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA GERANDO ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE






Para contornar um déficit de abastecimento de água de 15% em Itabira o motorista de transporte escolar, José Afonso do Couto, criou uma forma de captação de água da chuva com duas caixas d’água de 500 litros. A instalação de um sistema consiste no desvio de água das calhas paras as caixas que dispõem de um sistema de filtragem simples (composto de uma camada de cascalho fino para eliminar a sujeira). A água coletada é usada para lavagem de veículos, da garagem e cuidados com o jardim. (ECO&AÇÃO, 2014)

A ideia nasceu do desejo de justiça, porque o motorista morava em um condomínio onde o consumo de água era coletivo e ele usava bastante água em função da limpeza de suas vans. Para ser mais justo com seus vizinhos, ele implementou o projeto de captação na construção de sua nova casa. Se todos os prédios públicos e novas construções adotassem esse sistema muitos litros de água tratada seriam economizados trazendo uma economia aos bolsos das pessoas e ajudando o meio ambiente. (IDEM, 2014)

Infelizmente pessoas como Sr. José Afonso ainda são exceções.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ECO&AÇÃO, Instituto. Sustentabilidade e economia com a captação de água da chuva. Postado originalmente: Mercado Ético. Disponível:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/03/sustentabilidade-e-economia-com.html . Postado em: 11/03/14. Acesso em: 11/03/14.

Foto: Mercado Ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário