quarta-feira, 26 de março de 2014

O LIXO CHEGOU AO MONTE EVEREST





Desde que neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay alcançaram o topo do Monte Everest, mais de 3 mil pessoas repetiram o feito e todo ano centenas de alpinistas tentam superar seus 8.848 metros de altura. Sessenta anos depois de ser alcançado, o pico mais alto do mundo se tornou um destino do turismo de aventura e alvo de recordes. Mas a expansão da indústria do montanhismo turístico no Everest está causando grande impacto ambiental na região. Nos últimos 20 anos o número de visitantes no Parque Nacional de Sagarmatha, onde o monte se localiza, triplicou e esse crescimento veio acompanhado de um aumento da quantidade de lixo deixado nas encostas: são embalagens de alimentos, equipamentos de escalada, tubos de oxigênio e até corpos de alpinistas que morreram ao longo do percurso. (ECO&AÇÃO, 2014)

Estima-se que 50 toneladas de lixo foram deixadas no Monte Everest. Preocupados com a situação as Associações de Montanhistas pediram que as autoridades do Nepal tomassem medidas para monitorar o acesso a montanha e impedir que escaladores deixem seu lixo para trás. Por isso, o Ministério do Turismo do Nepal determinou que a partir de abril todo alpinista deve trazer de volta ao campo de base no mínimo oito quilos de seu lixo pessoal e entregá-los às autoridades no local. A definição da quantidade do lixo corresponde a quantidade de resíduos que um alpinista exausto descarta pelo caminho. (IDEM, 2014)


Ambientalmente falando, a acumulação de lixo no Everest é preocupante porque as temperaturas negativas impedem a biodegradação do material e a altitude e o clima dificultam a possibilidade de implantação de um sistema de coleta. É claro que muitos alpinistas amadores e até profissionais, tentando se manter vivos para alcançar o acampamento pode "necessitar" abandonar seu lixo. Mas se o Nepal não tem como garantir a coleta de lixo, nem garantir a fiscalização do resíduos é muito mais sensato em vez de estimular o turismo, restringir a subida ao Everest a profissionais que garantam um suporte capaz de trazer o lixo de volta aos acampamentos. É claro que a indústria do Turismo é rentável e garante o sustento de milhares de guias e proprietários de hotel, mas se não houver uma medida de contenção será que os alpinistas vão se interessar em escalar uma montanha de lixo? Só o tempo vai dizer.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:


ECO&AÇÃO, Instituto. Montanhistas vão ter que recolher lixo do Monte Everest. Publicado Originalmente em: Terra. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/03/montanhistas-vao-ter-que-recolher-lixo.html . Publicado em: 21/03/14. Acesso em: 21/03/14.

Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário