quinta-feira, 27 de março de 2014

POR QUE É IMPORTANTE PRESERVAR E RECUPERAR AMBIENTES NATURAIS?





Os ambientalistas e simpatizantes enfatizam a importância da sensibilização das pessoas para a preservação de ambientes naturais por uma questão óbvia,  para garantir a manutenção e o equilíbrio dos ecossistemas, dos  biomas, ou seja, da natureza em si.  Mas nosso senso de crescimento acaba “justificando” a derrubada de florestas, a canalização de rios e o aterramento de mangues.

Poderia citar inúmeros teóricos e cientistas da área ambiental para justificar a importância da presença de todos os seres vivos para o equilíbrio natural, mas como "uma imagem vale mais de mil palavras" escolhi este vídeo que mostra como a reintrodução de lobos que já estavam praticamente extintos, na década de 90, no Parque de Yellowstone ( EUA), conseguiu estabilizar a Cascata Trófica (processo ecológico que se inicia no topo da cadeia alimentar e se desenrola até a base da cadeia).

A manutenção dos ambientes naturais é a garantia do presente e do futuro das gerações porque nossa ciência, medicina e tecnologia dependem da natureza. Assista o vídeo e entenda!




Por: L. Gonçalo.



Vídeo: Como lobos mudam os Rios. Retirado do You Tube.
Foto: www.unisinos.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário