quinta-feira, 5 de junho de 2014

NA FRANÇA, QUEM FOR DE BICICLETA PARA O TRABALHO GANHARÁ REMUNERAÇÃO






Enquanto o Brasil vive o caos da mobilidade urbana com crise no setor de transportes e greves que paralisam as principais cidades do país, a Europa segue investindo em transportes mais eficientes e menos poluentes. Um bom exemplo é o caso da França que visa aumentar o uso de bicicletas no país através de um programa que vai pagar as pessoas que utilizarem a bike para ir ao trabalho.

Segundo matéria do portal Ecodesenvolvimento (2014), cerca de 2,5% dos franceses preferem ir e voltar de bicicleta para o trabalho e visando um crescimento de 50% nos próximos meses, o Governo vai pagar 25 centavos de euro por quilômetro percorrido para quem for de bicicleta para o trabalho. O programa conta com adesão de 20 empresas de grande porte, totalizando mais de 10 mil funcionários.

Enquanto a Europa oferece redução de imposto, apoio financeiro para compra da bicicleta e pagamento por quilômetro percorrido para estimular o uso da bicicleta, a redução da emissão de gases estufa, a diminuição dos congestionamentos e a prática de uma atividade saudável; o Brasil segue estimulando a compra de automóveis, ignorando o investimento em transporte público de massa e “tapando o sol com a peneira”.

Mas pra que se preocupar com mobilidade urbana se nossos estimados representantes tem a disposição carro de luxo com motorista e escolta,  helicóptero e  jatinho... No Dia Internacional do Meio Ambiente os brasileiros festejam o caos do ambiente urbano com muita violência, greves e protestos. Ah! É importante salientar que nossa preocupação primeira deve ser a Copa...

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ECODESENVOLVIMENTO. Na França, quem for de bicicleta para o trabalho ganhará remuneração. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/na-franca-quem-for-de-bicicleta-para-o-trabalho?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook . Acesso em: 05/06/14.

Foto: Ed Yourdon


Nenhum comentário:

Postar um comentário