terça-feira, 10 de junho de 2014

PROJETO PARAIBANO PROMOVE FABRICAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL





Projeto desenvolvido por professores e alunos do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande-PB, está beneficiando resíduos de rochas ornamentais e caulim para fabricar tijolos ecológicos. O produto nasceu da parceria da universidade com uma empresa de beneficiamento de mármores e granitos que aplicou sua política de gestão ambiental cedendo o espaço e todo o material reutilizado na fabricação dos tijolos e blocos. (GRANDE.COM.BR, 2014)

A fabricação dos tijolos ecológicos consiste na mistura de água, resíduo de rochas ornamentais, massame e  cimento  na proporção de 1/9, ou seja, uma parte de cimento para nove de solo, quantidade suficiente para fabricar até 25 tijolos de encaixe. Depois de moldados os tijolos são colocados nos períodos de cura (de sete, 28, 60 e 90 dias) para alcançarem dureza e resistência e serem avaliados. A produção semanal é de 75 tijolos ecológicos.

A fabricação de tijolos ecológicos é simples, utiliza resíduos que seriam depositados no ambiente e não requer a queima do material, resultando numa produção limpa. Por isso, eles são uma excelente alternativa para as empresas que buscam sustentabilidade nas edificações.


Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIAS:


GRANDE.COM.BR, Campina. Projeto desenvolvido em Campina Grande promove fabricação de tijolos ecológicos para construção civil. Disponível em: http://www.grandecampina.com.br/2014/06/projeto-desenvolvido-em-campina-grande.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+GrandeCampina+%28Grande+Campina%29. Publicado em 03/06/14. Acesso em: 10/06/14.


Foto: Divulgação / Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário