quarta-feira, 30 de julho de 2014

MÁFIA DO LIXO REINA EM PLENO DEAD LINE PARA O FIM DOS LIXÕES





Desde o estabelecimento da Política de Resíduos Sólidos se discute como será o cumprimento da nova lei? O prazo está acabando e as prefeituras, que sãos as responsáveis pelo sistema de coleta, transporte e destinação final dos resíduos, seguem a tendência de terceirizar os serviços transformando o lixo em chamariz para a corrupção. Segundo Trigueiro (2014), o que se vê são editais mal formulados de licitação, falta de transparência e fiscalização deficiente. Estamos falando de um mercado que se baseia no peso do lixo, ou seja, cobra-se pela tonelada de resíduo que dá entrada em aterros sanitários com preços que variam entre quarenta reais (lixo domiciliar) e mil reais (resíduos industriais perigosos)  de acordo com o tipo de resíduo. 

Talvez a falta de uma boa assessoria técnica, os custos inerentes a destinação correta dos resíduos e a herança de vazadouros clandestinos levam os novos prefeitos a manterem a rotina criminosa de descartar o lixo em lugar impróprio. E quando falamos em “Resíduos Classe 1, também chamados de resíduos perigosos,  que são resíduos com características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade” que podem trazer grande danos a saúde ambiental e humana (ABNT, 2006), a tendência de desovar esse material em áreas inadequadas e nas cercanias de zonas industriais aumenta levando a números assustadores como os relatados pela Rede Latino Americana de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados(Relasc) disponível no site da entidade. (TRIGUEIRO, 2014)

Se temos uma legislação que deveria garantir a segurança ambiental da população por que o descaso persiste? A resposta pode ser falta de vontade política para fiscalizar e exigir das prefeituras e transportadoras o Manifesto de Resíduos, declaração obrigatória que especifica origem, destino e classificação do lixo transportado ou pela mania brasileira de adiar os prazos... Mas em meio a dança das cadeiras no congresso e no Planalto não podemos esperar o cumprimento da nova lei. Pelo que vemos a chance da nova política virar história da carochinha é enorme.

Por: L. Gonçalo.

RFERÊNCIAS:

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Classificação de resíduos sólidos: norma ABNT - NBR 10.004:2004. Disponível em: http://www.abetre.org.br/biblioteca/publicacoes/publicacoes-abetre/classificacao-de-residuos. Publicado em: 2006.

TRIGUEIRO, André. A máfia do Lixo. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2012/08/30/a-mafia-do-lixo/. Publicado em: 30/07/14. Acesso em: 30/0714.


Foto: https://twitter.com/andretrig/status/494219434450763776?utm_source=fb&utm_medium=fb&utm_campaign=andretrig&utm_content=494219434450763776


Nenhum comentário:

Postar um comentário